terça-feira, 20 de maio de 2008

A concepção da linguagem da teoria da ação comunicativa e a linguagem como meio de aprendizagem

4.5) A concepção da linguagem da teoria da ação comunicativa e a linguagem como meio de aprendizagem: a questão do significado, da referência, a função designativa da linguagem e a formação do conceito reflexivo de mundo. Linguagens formais (computação, Matemática e Lógica) e não verbais (Imagens e Música). Linguagem visual. Leitura: LYONS, J. Língua(gem) e lingüística. p. 15-42. Jordana e Márcia

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Diálogos com ambientes virtuais interativos e imersivos - Visita à NTAV CAVE

Olá, pessoal! Preparem-se para passear em breve! A pedido das profes. estou fazendo os contatos para agendar uma visita ao ambiente de imersão virtual HEARTSCAPES na NTAV CAVE. Trata-se de um ambiente virtual criado pela Profa. Diana Domingues - artista interativa, professora e pesquisadora - e pelo Grupo Artecno da Universidade de Caxias do Sul. A NTAV Cave está localizada no Bloco M, Museu de Ciências Naturais da UCS e é necessário agendamento para sua visitação. Para saber mais a respeito: Leia:
  • DOMINGUES, Diana. Realidade Virtual e a Imersão em Caves. In: Conexão Comunicação e Cultura/Universidade de Caxias do Sul. V.3, n6, jul/dez.2004, p.35-50. (fotocópia do arquivo vai estar disponível na pasta da disciplina a partir de 20/05)
  • ________ Repensar o humano em conexões com lugares imaginários. In: http://www.cem.itesm.mx/dacs/publicaciones/logos/anteriores/n49/mesa2.html (Acesso 15/05/2008).
Navegue na Internet:
  • http://artecno.ucs.br/
  • http://www.polemica.uerj.br/pol19/cimagem/p19_diana.htm
Abçs a todos :) Cris

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dos chatos

O maior chato é o chato perguntativo. Prefiro o chato discursivo ou narrativo, que se pode ouvir pensando noutra coisa... Me lembro que fiz um soneto inteiro — bem certinho, bem clássico e tudo — durante o assalto ao Quarto do Sétimo, isto é, quando um veterano de 30 me contava mais uma vez a sua participação nas glórias e perigos daquela investida.

As velhotas que nos contam seus achaques também são de grande inspiração poética.

Mas que fazer contra a amabilidade agressiva do chato solícito? Aquele que insiste em pagar nossa passagem, nosso cafezinho, ou quer levar-nos à força para um drinque, ou faz questão fechada de nos emprestar um livro que não temos a mínima vontade de abrir...

Ah! ia-me esquecendo dos proselitistas de todas as religiões. Os proselitistas amadores, que são os piores. Quanto aos sacerdotes que conheço, registre-se em seu louvor que eles sempre me falam de outras coisas. Ou me julgam um caso perdido ou um caso garantido... Bem, qualquer que seja o caso, deixam-me em paz.

O que pode acontecer de mais chato no mundo é o chato que se chateia a si mesmo, o autochato.

Para essa extrema contingência, descobri em tempo que a última solução não é o suicídio. É escrever, desabafar para cima do leitor, o qual, se me leu até aqui, a culpa é toda dele.

(Mário Quintana - Caderno H, 1973)