quarta-feira, 25 de junho de 2008

Na rede... o novelo momentaneamente está comigo... quem vai pegá-lo?

Ainda sobre as possibilidades da utilização das tics (Tecnologia de Informação e Comunicação) na Educação, gostaria de convidar para visitar o Blog http://informaticaeducativacsj.blogspot.com/, blog utilizado para planejamento e divulgação das aulas de informática educativa da escola em que trabalho.
Para confirmar uma das inúmeras possibilidades da utilização das tics na Educação, relato o trabalho dos alunos da 5ª série no laboratório de informática:
Na disciplina de Ciências, divididos em duplas, os alunos pesquisaram, em sites previamente indicados pela professora imagens e textos que tratavam da destruição do planeta.
A seguir, criaram uma apresentação no Power Point com frases e imagens sensibilizando o leitor sobre o reflexo de nossas ações no planeta. Foram abordados os temas: água, desastres naturais, clima, recursos naturais, terra vida entre outros. Um dos trabalhos podem ser acessados no link http://www.saojosevacaria.com.br/professores/1008/downloads/arquivos/Valentina%20e%20Natallia%20Longui.ppt
Os alunos utilizaram a tecnologia sim, mais isso foi "lucro", pois produziram belas frases e desenvolveram autonomia e senso crítico na escolha de imagens e efeitos para sua apresentação. Vale a pena conferir!
Esta semana iniciamos a produção no programa Power Point, de uma HQ enfocando os principais aspectos do período conhecido como Pré-História. Para isso, utilizaremos os personagens do desenho que se passa na idade da pedra “Flinstones”, para contar um pouco da Pré-História e os Períodos em que ela está dividida, duração de cada período, fatos mais importantes de cada período ilustrados através de imagens.
Estou contanto os dias para a próxima aula no laboratório de informática! Imaginem os alunos!!!!!

Letramento Digital e Hipertexto

Oi, pessoal! Estou contribuindo com alguns links para nossa reflexão. O primeiro é o link para o vídeo que apresentamos hj na nossa aula. Elaborado por um professor de antropologia e seus alunos na Universidade de Kansas. http://br.youtube.com/watch?v=dGCJ46vyR9o Este segundo mostra um grupo de nativos digitais e sua mensagem aos professores: http://br.youtube.com/watch?v=_A-ZVCjfWf8 E este último é para aqueles colegas que não puderam assistir à apresentação e discussão sobre ambientes virtuais de aprendizagem no seminário de segunda à noite. http://br.youtube.com/watch?v=4ZwJZNAU-hE Abçs Cris

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Olá! Estamos anexando nossa apresentação para a aula de 24/06. "Inclusão Digital" Bjs Cris e Fabi

domingo, 22 de junho de 2008

O ÚLTIMO POEMA (lá vai um pouco + de poesia p/ nosso Blog)

"O ÚLTIMO POEMA" Eu gosto muito desse poema, por isso estou compartilhando com vocês. Abs, Vania O ÚLTIMO POEMA Assim eu quereria o meu último poema./ Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais/ Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas/ Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume/ A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos/ A paixão dos suicidas que se matam sem explicação. (Manuel Bandeira) BREVE HISTÓRICO: Manuel Bandeira abandonou os estudos porque os médicos diziam que ele tinha pouco tempo de vida. Nasceu em Recife, no ano de 1886, e morreu aos 82 anos, ignorando a previsão dos médicos. Professor de Literatura e poeta, foi eleito à Academia Brasileira de Letras.

Comentário sobre texto "Vozes Bakhtinianas: breve diálogo"

Olá colegas!! Não sei se vocês leram, mas achei bem interessante o texto "Vozes Bakhtinianas: breve diálogo", de Maria Celeste Said Marques, que se encontra em nosso polígrafo da disciplina e que deverá estar sendo apresentado nesta terça. A concepção de linguagem apresentada por Bakhtin me atraiu principalmente quando ele diz que é na interpretação que se constroem o sentido do texto e também dos sujeitos. Isso ocorre na interação, explica ele. O autor me faz refletir sobre o posicionamento do professor em relação às leituras de textos que ele leva para a sala de aula. Que epistemologia embasa suas escolhas de livros e obras para trabalhar na classe? Essas escolhas propiciam a participação do aluno na construção do que está lendo e, conseqüentemente, na construção de seu eu? Quis fazer esse comentário porque acho interessante usarmos o blog para compartilhar dúvidas e reflexões. (Se tiver erros ortográficos ou de concordância, me corrijam e me perdoem!!!) Até terça!! Bjos da van

terça-feira, 10 de junho de 2008

Meu primeiro acesso

Oi colegas, Que bom poder contribuir com as minhas experiências com vcs. O nosso tempo de interação vai ser muito significativo para todos nos na construção de conhecimentos pertinentes para esse momento de reflexão do fazer pedagógico.