quarta-feira, 25 de junho de 2008

Na rede... o novelo momentaneamente está comigo... quem vai pegá-lo?

Ainda sobre as possibilidades da utilização das tics (Tecnologia de Informação e Comunicação) na Educação, gostaria de convidar para visitar o Blog http://informaticaeducativacsj.blogspot.com/, blog utilizado para planejamento e divulgação das aulas de informática educativa da escola em que trabalho.
Para confirmar uma das inúmeras possibilidades da utilização das tics na Educação, relato o trabalho dos alunos da 5ª série no laboratório de informática:
Na disciplina de Ciências, divididos em duplas, os alunos pesquisaram, em sites previamente indicados pela professora imagens e textos que tratavam da destruição do planeta.
A seguir, criaram uma apresentação no Power Point com frases e imagens sensibilizando o leitor sobre o reflexo de nossas ações no planeta. Foram abordados os temas: água, desastres naturais, clima, recursos naturais, terra vida entre outros. Um dos trabalhos podem ser acessados no link http://www.saojosevacaria.com.br/professores/1008/downloads/arquivos/Valentina%20e%20Natallia%20Longui.ppt
Os alunos utilizaram a tecnologia sim, mais isso foi "lucro", pois produziram belas frases e desenvolveram autonomia e senso crítico na escolha de imagens e efeitos para sua apresentação. Vale a pena conferir!
Esta semana iniciamos a produção no programa Power Point, de uma HQ enfocando os principais aspectos do período conhecido como Pré-História. Para isso, utilizaremos os personagens do desenho que se passa na idade da pedra “Flinstones”, para contar um pouco da Pré-História e os Períodos em que ela está dividida, duração de cada período, fatos mais importantes de cada período ilustrados através de imagens.
Estou contanto os dias para a próxima aula no laboratório de informática! Imaginem os alunos!!!!!

Letramento Digital e Hipertexto

Oi, pessoal! Estou contribuindo com alguns links para nossa reflexão. O primeiro é o link para o vídeo que apresentamos hj na nossa aula. Elaborado por um professor de antropologia e seus alunos na Universidade de Kansas. http://br.youtube.com/watch?v=dGCJ46vyR9o Este segundo mostra um grupo de nativos digitais e sua mensagem aos professores: http://br.youtube.com/watch?v=_A-ZVCjfWf8 E este último é para aqueles colegas que não puderam assistir à apresentação e discussão sobre ambientes virtuais de aprendizagem no seminário de segunda à noite. http://br.youtube.com/watch?v=4ZwJZNAU-hE Abçs Cris