sexta-feira, 27 de junho de 2008

Letramento Digital e Hipertexto: Contribuições à Educação

O livro INCLUSÃO DIGITAL: Tecendo Redes Afetivas/ Cognitivas, de Nize Pellanda e demais organizadores, aborda questões como: Inclusão e Exclusão Digital, o quanto incluir e por que, e também como incluir digitalmente e quando. A obra se divide em quatro partes: a) Por que incluir? ; b) Inclusão digital em sua dimensão sociopolítica (do qual o capítulo estudado, Letramento Digital e Hipertexto: Contribuições à Educação, foi extraído); c) As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e d) Inclusão digital no novo mundo do trabalho.

O capítulo Letramento Digital e Hipertexto: Contribuições à Educação, de Maria Elizabeth Biaconcini de Almeida, aborda especificamente conceitos como inclusão digital, analfabetismo funcional, traçando um paralelo entre a alfabetização e letramento e o letramento digital.

Para a autora, inclusão digital refere-se ao desenvolvimento de ações que visem “formar pessoas letradas com competência para resolver as situações do cotidiano e da vida profissional e enfrentar os desafios de sua inserção na sociedade de informação” (Almeida. 2005, p.173). Esta é entendida ainda como sendo o domínio meramente instrumental dos recursos tecnológicos, sem a preocupação com o letramento voltado para a capacidade de pensar, de criar e de organizar novas formasmais justas e dinâmicas – de produção e distribuição de riqueza simbólica e material.

O conceito de “Analfabeto funcional”, também trazido pela autora, pode ser sintetizado como a pessoa cuja escolaridade lhe permitiu aprender a ler e escrever, mas mesmo assim não consegue empregar a leitura e a escrita em seu desenvolvimento social e profissional, empregando-as em práticas sócio-culturais.

Ao abordar o letramento digital no Brasil, o texto traz a pedagogia de Paulo Freire como fundamentadora de tal conceituação, no que se refere à apropriação da leitura e da escrita para a prática da cidadania, mais a apreensão da tecnologia a fim de desenvolver autonomia, de realizar uma leitura do mundo e poder utilizá-la criticamente na sua prática social e profissional. Dessa forma, o letramento digital propicia ao cidadão a produção crítica de conhecimento, permitindo inserir-se criticamente no mundo digital como leitor ativo, produtor e emissor de informações, capaz de pensar, de criar e de organizar novas formasmais justas e dinâmicas – de produção e distribuição de riqueza simbólica e material.

Tais aspectos foram introdutórios para que a autora pudesse chegar no ponto chave da sua discussão: as questões relacionadas ao hipertexto e sua utilização na educação como promotor de construção do conhecimento. O tema é abordado a partir da visão de que este se revela comonova forma de leitura e escritaque possibilita ao leitor ser ativo e co-autor do hipertexto tornando-se assim um leitor/ escritor. A autora nesse gênero textual um potencial interativo para a aprendizagem; interação essa que permite a construção e reconstrução e favorece o acesso ao universo de pensamentos do aluno, cuja interpretação ajuda o professor a criar condições facilitadoras de aprendizagem, leitura e escrita.

No final do capítulo, é apresentada uma pesquisa feita com o intuito de estudar concepções teóricas e criação de metodologias sobre inclusão digital e educação à distância com suporte em meio digital. A pesquisa – Projeto Mova Digital: Alfabetizadores de Jovens e Adultos – apresentou resultados significativos, que suportam a formação e capacitação em grupos colaborativos de trabalho, apoiados em solidariedade e companheirismo entre os alunos e no desenvolvimento de sua autonomia e consciência crítica, o que vem a confirmar a possibilidade de auto-crescimento proporcionada não pelo hipertexto, mas pela Inclusão Digital como um todo.

Referência: ALMEIDA, Maria Elizabeth Biaconcini de. Letramento digital e hipertexto: contribuições à educação. In: PELLANDA, Nize, SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya, SCHLÜNZEN Jr., Klaus (orgs.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 375 p.

(Resumido por Cristina e Fabiana)

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Oi Pessoal! Olhem que legal essa poesia que encontrei : Homenagem a Paulo Freire :) Conect@ - Revista on-line de Educação a Distância..................................................................................