domingo, 22 de junho de 2008

Comentário sobre texto "Vozes Bakhtinianas: breve diálogo"

Olá colegas!! Não sei se vocês leram, mas achei bem interessante o texto "Vozes Bakhtinianas: breve diálogo", de Maria Celeste Said Marques, que se encontra em nosso polígrafo da disciplina e que deverá estar sendo apresentado nesta terça. A concepção de linguagem apresentada por Bakhtin me atraiu principalmente quando ele diz que é na interpretação que se constroem o sentido do texto e também dos sujeitos. Isso ocorre na interação, explica ele. O autor me faz refletir sobre o posicionamento do professor em relação às leituras de textos que ele leva para a sala de aula. Que epistemologia embasa suas escolhas de livros e obras para trabalhar na classe? Essas escolhas propiciam a participação do aluno na construção do que está lendo e, conseqüentemente, na construção de seu eu? Quis fazer esse comentário porque acho interessante usarmos o blog para compartilhar dúvidas e reflexões. (Se tiver erros ortográficos ou de concordância, me corrijam e me perdoem!!!) Até terça!! Bjos da van

4 comentários:

Adriana disse...

Oi Vania e colegas!!!! "...Usarmos o blog para compartilhar dúvidas e reflexões" Quem bom que você aceitou este desafio!!!!
Esta é uma das contribuções do Blog na Educação, muito mais que um ambiente onde podemos disponibilizar textos, imagens, vídeos, links para sites de interesse e materiais para pesquisa... enfim, o blog pode ser utilizado mais do que um recurso, como uma estratégia de aprendizagem...
Um ambiente dinâmico, democrático... vamos postando nossas idéias, nossas reflexões e as pessoas podem colaborar com a nossa escrita através de seus comentários... Não é fantástico? Múltiplos olhares de um mesmo tema!!!
Ainda sobre a leitura do texto Vozes Bakhtinianas: breve diálogo, a autora destaca que Bakhtin concebe a linguagem não só como um sistema abstrato, mas também como uma criação coletiva... Neste aspecto, ressalto a importância da utilização dos blogs na educação e de outras ferramentas, que possibilitam a construção coletiva de textos. Estamos preparados para utilizar estas ferramentas? E os nossos alunos? De que forma podemos utilizar o potencial pedagógico dos blogs e outras ferramentas na educação?

blogdavan disse...

Oi Adri!!!
Que bom que vc compartilhou Bakhtin comigo!!! Espero que outros colegas também possam fazer isso. Confesso que ainda não tenho essa familiaridade que vc demonstra ter com o blog. Para mim, também é novo esse compartilhamento de idéias usando tal ferramenta. Que dirá para a maioria dos educadores de nosso país??? Mas é inevitável se abrir para ela. E nossa função é tentar responder a esses questionamentos que vc estabeleceu. Eu conheço a realidade de uma escola pública da periferia de Caxias e essa escola agora que conseguiu implantar Internet por Rádio, pois o acesso antes não era facilitado. Creio que o primeiro passo seria apresentar o Blog a nossos alunos. A maioria dos alunos dessa escola que mencionei, por exemplo,não tem entrosamento com essa ferramenta. Mas, para que esse entrosamento comece, é necessário que os professores também e antes de tudo a conheçam e a explorem. Nessa escola, sei que uma das professora da área da informática educativa, pelo menos, tem interesse, sabe manusear e conhece essa ferramenta. Mas, e os demais professores? Creio que o blog e o ambiente virtual como um todo não devam se restringir às aulas de informática. Imagino-os como recursos para todas as disciplinas.
Bom, é por aí meu raciocínio, Adri.... Ahhh e muito legal a idéia de vc trabalhar a construção das HQs com os alunos.
Abs, van

Cris disse...

Oi gurias!

Que pena que outras pessoas não estejam se aventurando por aqui! Temos tanto pra aprender juntas! Apesar de me meter muito pelos caminhos da tecnologia, ainda não me aventurei pelo blog. Estou pensando seriamente em começar um em julho quando vou ter mais tempo. Quem sabe a gente não pode trocar idéias?
Ah! Sou fã nº1 de HQs! Parabéns pela idéia Adri!
bjs

Anônimo disse...

It's really a great and helpful piece of info. I'm hарpy thаt уоu ϳust shared this helpful
info wіth us. Please stау us uρ tо date liκe
thіs. Thanks fοr sharing.

Vіsit my blog poѕt Daniel Chavez Moran