quinta-feira, 26 de junho de 2008

História e desenvolvimento das teorias da linguagem

No dia 06/05/08, na aula da Disciplina de Epistemologia e Linguagem da Educação[1], as mestrandas Cineri Fachin Moraes e Gisele Rizzon ficaram responsáveis por buscar as principais idéias e reflexões do texto de Coseriu[2]. A partir dos escritos de Eugênio Coseriu (1980), foram sintetizadas as idéias do Capítulo I: Premissas Históricas da Lingüística Moderna, Capítulo IV: A Lingüística entre o Positivismo e o Antipositivismo e o Capítulo V: Unidade e Diversidade da Lingüística Atual. A partir destes capítulos, percebemos a lingüística através dos tempos históricos e sociais. Assim, a lingüística moderna retoma posições teóricas existentes na antiguidade, há reformulações conforme as exigências sociais. Isso confirma que os problemas da lingüística atual não são novos e sim retomados e redescobertos no curso da história. Foi possível perceber através do texto a presença de quatro princípios Antipositivistas são eles: - Da universalidade ao fato isolado, - Da função, - A idéia de evolução: a diacronia se impõe a sincronia, - Distinção entre a ciência da natureza e a ciência da cultura, sendo que os três primeiros se identificam com diversas reações à ideologia dos neogramáticos. E por fim, o texto de Coseriu (1980), nos traz a diversidade da lingüística atual, ele nos aponta algumas correntes que estão presentes nos estudos da atualidade: Estruturalismo, Neo-Humboldtismo, Marrismo, Gramática-Tranformacional e Glossemática. Diante disso, a dificuldade terminológica da lingüística atual pode ser atribuída a diferenças de concepção, por isso é importante que se fique atento a escola ou concepção a que pertence determinada leitura. [1] Ministrada pelas Profs. Drs. Eliana Maria do Sacramento Soares e Neires Soldatelli Paviani. [2] COSERIU, Eugênio. Lições de lingüística geral. Tradução: Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico, 1980. Cineri Fachin Moraes e Gisele Rizzon

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