quinta-feira, 26 de junho de 2008

Apresentação dos textos de Álvarez (2005) e de Leite (2007) – dia 10 de junho de 2008

A apresentação sob minha responsabilidade teve como textos básicos “Didáctica del texto en la formación del profesorado”, de Teodoro Álvarez e “Recontextualização e transposição didática: introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard”, de Miriam Soares Leite. A estrutura da apresentação foi organizada de forma a, primeiramente, contextualizar os textos e, em seqüência, apresentar as principais idéias das teorias de recontextualização e de transposição didática em Leite (2007) e a diferenciação entre tipo de texto e gêneros discursivos em Álvarez (2005). Por fim, busquei fazer considerações finais.

Na teoria da recontextualização, há, segundo Leite (2007), uma preocupação de Bernstein em criar uma linguagem conceitual que dê conta da construção do conhecimento escolar. Recontextualizar é reposicionar discursos originais, por meio da ação de agentes recontextualizadores com o fim de constituir um discurso pedagógico. Já, na teoria da transposição didática, o conhecimento original sofre um processo de transposição num esquema que envolve o entorno social, a noosfera e os agentes de transposição. Para Chevallard, o impulso da esfera de ensino se dá pela contradição entre os conhecimentos novos e os conhecimentos antigos. Para ele, podem ser agentes de transposição o currículo, o livro-texto, o professor e o aluno.

Álvarez (2005) escreve sobre os tipos de texto e os gêneros discursivos, bem como apresenta uma possibilidade didática para ensino de gêneros para professores em formação. Para o autor, os tipos de texto são uma configuração textual básica do discurso, de número restrito. Eles se situam nos domínios funcional, enunciativo e pragmático-situacional. São eles: a narração, a descrição, a exposição, a argumentação e o tipo dialogal-conversacional. Já os gêneros discursivos são realizações textuais prototípicas do discurso, de número ilimitado, regulados e determinados por práticas sociodiscursivas. Os gêneros tem uma relação sociodiscursiva de criação, existência e fim. Não é possível que eles contenham apenas um tipo de texto, embora possa haver predominância de um deles. Ocorrem na oralidade e na escrita, em diferentes suportes, como o papel, as telas, os muros e em diferentes contextos ou situações – familiar, profissional, burocrático etc.

Referências

ÁLVAREZ, Teodoro. Didáctica del texto en la formación del profesorado. Madri: Editorial Sintesis, 2005.

LEITE, Miriam Soares. Recontextualização e transposição didática: introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2007.

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