segunda-feira, 30 de junho de 2008

A Linguagem da Educação

O texto de Israel Sheffler sobre “A Linguagem da Educação”, procura salientar a importância da análise filosófica sobre educação. Mostra a necessidade de ter conceitos claros sobre as idéias fundamentais com que se trabalha. Exemplifica através de alguns termos, como: Conhecer, Aprender, Pensar, Compreender e Explicar. Por isso acentua a importância de DEFINICÕES. Quando temos definições claras, temos meio caminho andado na formulação das perguntas e questionamentos. Existem três tipos básicos de DEFINICÕES em educação, segundo o autor: ESTIPULATIVAS: São aquelas que tem um caráter COMUNICATIVO. Elas a são oferecidas para facilitar o discurso. DESCRITIVAS: Estas possuem uma ótica EXPLICATIVA. Se propõem a clarificar os termos. PROGRAMÁTICAS: Trazem em si, um componente ÉTICO/MORAL, pois tencionam dar expressão a programas de ação. À partir das definições básicas, conforme a ocasião, devemos ter clareza que poderão existir várias compreensões . O fundamental é saber que, uma definição clara fornece diretivas seguras, no caso da educação, para elaboração de currículo, de avaliação e métodos de educação. Roque e Mônica

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